Perfil

Biografia

O deputado federal Gabriel Guimarães foi eleito, em 2010, aos 27 anos, pelo Partido dos Trabalhadores, o mais jovem deputado do Estado. Formado em Direito no Centro Universitário de Brasília/DF (UNICEUB) adquiriu relevante experiência profissional, tendo trabalhado no Ministério Público Estadual de Minas Gerais, na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, no Tribunal de Justiça/MG, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, na assessoria da Presidência da Câmara Federal, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal – seção Minas Gerais – no escritório de Direito Tributário, Sacha Calmon & Mizabel Derzi, além de ser sócio fundador da sociedade de advogados ANDRADE, ANTUNES E HENRIQUES, com foco no direito privado.

Trajetória política

Desde cedo Gabriel se interessou pela política. Militou na juventude do PT na Região do Vale do Aço e em Belo Horizonte. Muito novo, filiou-se no seu partido, o Partido dos Trabalhadores, participou dos debates internos e de todas as campanhas políticas. A opção pela vida pública teve muita influência dos familiares, tanto da mãe, Mara Guimarães, ambientalista, quanto do pai, o ex-deputado federal Virgílio Guimarães.

 Gabriel Guimarães é advogado, membro do Conselho da Irmandade da Santa Casa de Belo Horizonte, conselheiro do Galo, deputado federal, líder do Governo de Minas Gerais da Bancada Federal no Congresso Nacional. Está exercendo o seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, onde integra as Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e a de Minas e Energia. É um dos coordenadores da Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia.

O deputado Gabriel Guimarães é autor do projeto de lei que determina a perda do veículo para o motorista que praticar homicídio culposo na direção e estiver sob efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determina dependência. Dentre outros projetos de lei, também é o autor do projeto que insere a gastronomia como cultura e, assim, beneficia o setor através da Lei Roaunet.

Além dos recursos direcionados nas diversas áreas para os municípios mineiros com emendas parlamentares, o deputado Gabriel Guimarães tem uma importante atuação junto aos órgãos governamentais para a liberação de ônibus escolares, ambulâncias, máquinas e equipamentos para os agricultores rurais. Gabriel está sempre buscando melhorias para o estado, inclusive, teve fundamental atuação para a implantação de novas varas trabalhistas e a implantação do PROSUS, que beneficiou entidades filantrópicas de todo o país.

Trajetória pessoal

Nascido em Governador Valadares, na Maternidade Santa Terezinha, cidade dos seus familiares maternos. Dividiu o período de sua infância em Belo Horizonte, no Bairro Jardim América, na Regional Oeste e no Bairro Cidade Nova, na Região Nordeste. Passou a adolescência em Ipatinga, Betim e Belo Horizonte. Nesse período, morou no Bairro Santa Tereza com seu pai, Virgílio Guimarães, e no Bairro Funcionários com sua mãe e seus dois irmãos, Marcela e Nícolas, além de seu padastro Carlinhos. Aos 22 anos, casou-se com Bruna, filha de grandes amigos da família, Neusinha e Alfredo, ex-jogador do Galo, seu time de coração. Sua maior alegria é curtir os filhos Leonardo e Gabriela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deputado Federal – PT